sábado, 5 de setembro de 2015

Trabalhar na Alemanha....Kindergeld.


Boa tarde, pessoal

"Só antecipando, quando li novamente os parágrafos finais desse texto, achei que ele ficaria melhor no post que fiz sobre Educacao pública e de qualidade na Alemanha,mas no fim deixei aqui mesmo porque acredito que os pais que leram o post anterior vai acabar se interessando por este também."


 A alemanha é um país que precisa de mao de obra qualificada e quer esse tipo de trabalhador, falar não só o alemão, o inglês e mais um idioma é requisito básico quando se le os classificados de empregos.
 Normalmente cada cidade tem seu Arbeitsagentur"Agencia para trabalho/emprego" (existem também outras centrais que oferecem uma cartelas de vagas) é pra la que nos dirigimos para ve se nos encaixamos em alguma vaga. Pode-se ler também os classificados pra procurar principalmente os "minijobs" são ofertas em que você trabalha por até 20 horas na semana por 400 Euros no mês livre de impostos.
 Não sou especialista, não sei quais os papeis que precisa-se para os cargos...aqui relato somente as impressões e um pouco do que ja vivi.
 Se voce está aqui, pensando em juntar dinheiro pra mandar para o Brasil, é difícil?! Depende de quanto e como consegue economizar aqui.....moradia e transporte são as principais questões, porque alimentação e vestuário não é caro, de forma alguma, não se compara com o nosso BR.
 Como nem só de pao vive o homem, também é possível se divertir um pouco sem gastar quase nada, pois ha muitas festas de ruas, festas de paróquia nas principais épocas do ano, como verão e natal.
 Se voce nao é um trabalhador qualificado, está aqui e quer correr atras, tem oportunidade? Se você for do tipo que mete a mao na massa, quer juntar dindin e depois voltar pra "casa"....com certeza tem.
 Importante frisar que é necessário que venha marcado no seu tipo de visto que voce pode trabalhar aqui, essa permissão vem no seu "Ausweis"(carteira de identidade), senão voce estará trabalhando ilegalmente( não preciso nem dizer que vai ser muito mais difícil arranjar qualquer coisa sem essa permissão) se tem uma coisa que os alemães sabem ser, é eficiente. Sao burocratas, tudo tem que está escrito preto no banco e não há jeitinho brasileiro para negociações. Sempre há fiscalização!
 No início dependendo de como é sua renda aqui, o próprio Estado financia o seu curso de alemão e o transporte para faze-lo. 
 A alemanha ainda é um pais de muito benefícios sociais e aqui não vou me aprofundar sobre isso, porque a conta é simples: são os que trabalham que pagam as contas de quem não trabalha.
 Quem está aqui agora e com essa desvalorização do real perante o euro, dá sim pra juntar alguma coisa e construir um futuro no Br. Tudo isso depende de idade, se vem sozinho ou com família, das oportunidades e etc.
 Algo que ainda nao tenho uma opinião formada mas que é a lei aqui há mais de décadas é o seguinte: qualquer crianca que venha residir aqui, recebe o Kindergeld(dinheiro da criança)186 Euros por mês até completar os 18 anos de idade( para as duas primeiras criancas, a terceira recebe em torno de 220 e poucos euros, não sei ao certo)porque  só tenho duas e já é suficiente.....E esse valor não tem nada a vê com renda ou classe social, ABSOLUTAMENTE todas as crianças residentes na Alemanha, recebem esse valor e não é possível os pais recusá-lo, porque esse dinheiro não é dos e para os pais e sim para e das crianças.
 O formulário para receber esse valor você mesmo tira no departamento competente e passado alguns meses os pais não tiverem preenchido e apresentado o formulário para recebe-lo, o Estado mandará uma carta para você providenciar faze-lo.
 Igual se a criança é alemã ou não, basta residir aqui, a ida e freqüência na escola é obrigatória, para se ter idéia no primeiro dia depois das férias e no último antes de começa-la é obrigatório um atestado médico para justificar a falta da crianca. Também não é possível ter faltas recorrentes na escola, senão a diretoria comunica ao serviço social e ai começa uma investigação para saber o motivo de um possível abandono escolar.
 Não havendo justificativa plausível da família , há vários tipos de sanções, a mais severa é a perda do poder familiar por não conseguir manter  a crianca na escola, assim o Estado toma pra si essa obrigação. Não há aqui, abandono escolar em hipótese alguma, ou ela é cumprida pela família ou é pelo Estado.
 Essa escrita nao é um post de requisitos legais, é só um texto para se ter um pouco de idéia de como a Alemanha funciona....nessas questões do dia a dia e para quem tem criancas também.


Bom dim de semana,

Cris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário