segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Federweißer e Flammkuchen

Oi gente,


 A partir da metade de setembro em diante, começa aqui a temporada de vinho, da degustação dos tradicionais tipos de queijo, do clássico quirche Lorraine, do Flammkuchen (lembra léguas de distancia uma pizza) e da Zwiebelkuchen (torta de cebola) super gostosa .
 Essa temporada é aberta com o Federweißer, um vinho jovem de aspecto turvo, cujo processo de fermentação não foi levado ao final, no qual encontram-se suspensas pequenas partículas brancas de fermento, parecidas com penugem, a impressão  é que tem uma leve "farinha" no vinho (Feder em alemão significa pluma e weiss, branco "plumas brancas"). Ele é bem leve, quase sem álcool ,borbulhante como bebida gaseificada e espumante.
 Parece suco mas não é, tem em média 10,5% de álcool, servido bem gelado é uma delícia, voce bebe bebe e nem sente, quando ve ta caído no chão. Bom meu marido nunca me deixou beber uma garrafa sozinha, porque ele fala que o Federweißer não avisa, apenas derruba de primeira os desavisados, justamente porque voce não sente que está bebendo uma bebida alcoólica.
 Devo confessar que antes do maridao, eu não era fa (ainda não sou, mas acostumei a beber ocasionalmente)de vinho, principalmente o branco que é o oferecido aqui em qualquer ocasião. Vinho pra mim era o famoso Dom Bosco, e como diz meu marido: o "vinho" que nunca viu uma uva...rsrsrrs.
 Mas quando chega a época do Federweißer, desculpe o trocadilho, mas eu me sinto como "pinto no lixo" quero beber todo dia, mas não posso, ninguém pode né??!! Ainda mais quem tem o outro dia para começar cedo.
  E claro que a bebida tem que ter os seus respectivos acompanhamentos que são queijos (continuo nao sendo fa de tantos tipos de queijo), o quiche como mas não corro atras, o Zwiebelkuchen deixa satisfeita, mas meninas(e meninos) não me deixa sozinha com uma Flammkuchen que não sobra um pedaço. O formato, o assar no forno de pedra, tudo lembra uma pizza, mas nada é tao completamente diferente como o Flammkuchen, fino, crocante, com um recheio discreto e um sabor que parece caído do céu, eu amo a época dessa dupla aqui...que é de setembro até no máximo novembro.
 Tem um fruto do mar popular também nessa mesma época e também é acompanhamento para o Federweißer, chama-se Miesmucheln, parece um tipo distante de "lambreta"...o delícia!!!
 Cozido e servido num panelao com um caldo em temperos verdes e limao, a mesma forma como é servida a lambreta....quem aprecia frutos do mar, vai reconhecer o sabor .
Só tenho em casa o Federweißer, por isso dele tenho a foto. Quando tiver as outras iguarias aqui, atualizo com as respectivas fotos.

Bjsss, 

Cris.

No supermercado, 2,79 Euros a garrafa. 


Bem turvo, parece uma "agua suja".
É possível ver o Flammkuchen, o quilhe Lorraine  o Miesmucheln não apareceu na digitalizacao...fica pra próxima.
Oferta da rede popular Lidl, depois quero fazer um post com os preços dos supermercados aqui, pra voces terem uma idéia do quanto pagamos caro no Br no geral e em particular para os produtos que a classe média considera chic aí, aqui é vendido na loja da esquina! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário