quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Educacao pública e de qualidade na Alemanha

Olá pais,


 Só me dei conta de que poderia fazer um post sobre isso ao buscar o meu filho no primeiro dia de aula dele de português como língua materna.
 Explicando, chegou uma carta antes das férias escolares de verão aqui, oferecendo uma serie de idiomas ( russo, árabe, turco, italiano, espanhol, português...)que as escolas públicas aqui disponibilizam e a crianca pode fazer. Normalmente é uma vez na semana, acompanhando o ano letivo regular, pode ser na própria escola ou voce tem que levar a crianca na escola que oferece o idioma escolhido.
 Os requisitos sao que a crianca ja fale e entenda o idioma materno/paterno e nao é obrigatório, mas uma vez escolhido fazer o curso, tem se a obrigação de frequenta-lo por pelo menos um ano letivo.
  Nao há custo algum e o material didático é oferecido pelo Estado alemão.
 Gente, sejamos sinceros, onde e quando teremos isso no Brasil? Eu e meu marido pensamos muito na possibilidade de mudar para o Brasil, mas sempre recuamos quando colocamos na ponta do lápis o custo de educa-los lá. Porque a qualidade pública do ensino que eles tem aqui, só iremos encontrar na rede particular aí.  A mesma coisa para um plano de saúde da família, não estou levando em consideração a violência que todo dia bate a porta de muitos brasileiros, só não na dos políticos em Brasília.
 O meu filho na primeira série do primário teve como matérias, alemão, matemática, música, esporte, arte, ciências naturais e inglês. No segundo ano tem essas  mesmas matérias e está fazendo também português.
 Importante frisar que aqui não se considera inglês como língua estrangeira, porque os europeus entendem  que o idioma falado no mundo é o inglês, entao falar inglês é "obrigatório". Tanto que as criancas que forem cursar o ginásio tem que escolher mais um idioma estrangeiro como matéria(os mais comuns são francês, espanhol, as vezes latim), também não se considera a língua materna falada pelo aluno como língua estrangeira, mas uma boa nota nas aulas de língua materna pode anular uma nota ruim na matéria de língua estrangeira. Desde é claro que a crianca frequente as aulas de língua materna, o que é mais uma vantagem e por isso decidimos que nosso "bebe" frequentasse a aula, mas também perguntamos a ele se ele queria fazer, testar um ano pra saber se gosta.
 Hoje voltou contente do primeiro dia de aula, tenho que dizer também que em casa as criancas tem o português como idioma, eu e elas conversamos em português, o pai com eles sempre em alemão e eu e o pai em português(meu marido fala português fluentemente), ou seja português é o idioma corrente na vida familiar.
 E nao, nao há confusão na cabeça das criancas, não sei explicar mas parece "automático" meu filho mais velho vai do português para o alemão e vice versa sem pensar, claro que tem palavras que ele só conhece em um ou no outro idioma, ai ele pergunta uma vez e pronto, mais uma palavra ele accionou no vocabulário.
 A cacula fala mais o portugues, entende mais do que fala alemão e ja tem palavras que consegue associar tanto no português como no alemão, e voce sempre vai ouvir aqui dos pediatras e das professoras e educadores: Deixe a crianca falar e aprender o idioma materno/paterno, alemão ela  aprende quando for para o Kindergarten(pré escola).
 As crianças adoram o Brasil, a família, os amigos que ja tem e claro que quando perguntados se querem morar la, a resposta é sempre sim. Mas quem é mamãe e papai sabe que há decisões tao difíceis e dolorosas, mas que é preciso toma-las para o beneficio de nosso bem mais preciso, que são nossos filhos e a possibilidade de oferecer algo que nunca será tirados deles, uma educação e aprendizado de qualidade.
 Na verdade ainda nao decidimos, temos alguns poucos anos para escolher se vai ou racha, mas todo dia a dúvida bate a porta.


Bjss de tapioca,

Cris

PS: No post Trabalhar na Alemanha....Kindergeld, falo mais sobre a questão da educação e freqüência escolar, dá uma olhadinha lá.

Capa do livro de português que ele recebeu no primeiro dia de aula, fornecido pelo Estado alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário