sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Passeando no Centro Aeroespacial Alemão. Na alemanha pode!!!!


Olá, brasucas


 Este post é especial, porque é algo que nunca imaginei que era possível fazer como passeio de fim de semana.
 Lendo o jornal umas duas semanas atras, reparei nuna reportagem que dizia que a agencia espacial alemã (Deutsches Zentrum für Luft uns Raumfarht) ou Centro Aeroespacial Alemão, iria abrir suas portas para todos aqueles que quisessem conhecer e conferir o trabalho da agencia. Esse tipo de atividade é comum aqui na Alemanha, em varias instituições desde escolas, hospitais, polícia, bombeiros, ate agencias, esse dia chama-se "Tag der offenen Tür" ( dia de portas abertas) e o objetivo é mostrar o que se faz, como é feito e também mostrar quais carreiras estão sendo procurados por aquela instituição, normalmente acontece uma vez no ano.
 Mas o foco mesmo, é que TODOS tenham acesso a instituição e a conheçam um pouco, seja por interesse específico ou apenas para passar um domingo em família ou com amigos nesse ambiente.
 Bom, nao sabia mas agencia espacial alemã e européia trabalham juntas, a tecnologia e o conhecimento humano sai aqui desse país poderoso e que investe enlouquecidamente em educação desde a alfabetização aos estudos de ponta.
 A possibilidade de visitacao  que aconteceu no dia 20 de setembro na cidade alemã de Köln, se ouvia alemão e inglês, mas é claro que os russos estavam lá também!
 É na unidade da cidade de Köln (Colonia), cidade turística a beira do rio reno e que tem a catedral mais famosa da Alemanha) que está sendo operada a sonda Roseta Philae, essa que esta no ponto mais distante do universo que o homem ja chegou.
 Estavam lá todos os trabalhadores da agencia desde o trabalhador mais "básico", engenheiros, astrofísicos ao..tantantan...os astronautas, um deles tinha chegado do espaço recentemente. Não me perguntem o nome porque não sei, mas eles conversaram, interagiram , responderam perguntas do público e também das crianças. Vimos ao vivo o que se passava na estação espacial, foi possível pilotar um modelo da nave Soyuz, vestir diversas roupas originais de Astronautas, são pesadas, os bracos você não levanta sem esforço!
 O mais importante TUDO GRATUITO. Foram disponibilizados ônibus que levavam as pessoas da estação de trem ao complexo onde localiza-se a agencia.
 Nao fiz foto de tudo, porque realmente não consegui andar nem a metade do percurso, além de ser grande, tinha tanta oferta de atividades para as criancas, que teremos que voltar lá um próximo ano pra ver o que não conseguimos ver agora. Queria ter entrado na fila para ter um autografo (tbm gratuito) dos astronautas, mas estava imensa a fila que desistir. Era esperado um público de 40 mil pessoas, oficialmente 60 mil visitaram o complexo.
 Se valeu? Com certeza, esse foi um passeio diferente de fim de semana!!!
 As criancas se divertiram bastante (tinham muitas atividades voltadas para elas) e nós também!!!!

Bjss

Cris!!

PS: O Brasil pode mas não quer investir em tecnologia e educação, quantos brasileirinhos e brasileirinhas não ficariam encantados de ver e conversar com astronautas, aqueles que eles só conhecem da tv ou dos livros da escola. E todos eles são extremamente atenciosos e respondem com a mesma dedicação  uma pergunta de uma crianca de 6 anos  e uma pergunta de um estudante de astrofísica, por ex.

Chaveiros que foram dados como brinde, pesados, não sei qual o material.
O primeiro é da missão que descobriu o planeta 67P. Na minha época esse planeta não havia sido descoberto...rsrsr. O segundo ja é mostrando o universo com a localização desse planeta 67P.

No chaveiro da direita, em vários idiomas, e no português também, a frase: A pesquisa conecta!!!


Modelo da estação espacial

Modelo da estacao espacial.

Sala de comando

Sala de comando

Estavamos vendo ao vivo a atividade na estacao espacial.

modelo que levou a sonda Roseta

Modelo de uma sonda que eles enviaram ao espaço

sábado, 19 de setembro de 2015

Aeroporto de Frankfurt.( Frankfurt Flughafen).


Bom dia, internautas!


 Esse aeroporto nao é o meu querido quando viajo Alemanha/Brasil, mas por ser o maior da Alemanha e o terceiro da Europa, é que tem voo mais baratos para o Br, mas também mais movimento, voos pela TAM só saem daí por exemplo.
 O Aeroporto é imenso, tudo é distante e se o seu conhecimento de alemão ou inglês é pouco ou quase nada, aí sim é um aperto.  O transporte saguão/avião é com ônibus e demora também.
 Pense que os alemães não são tao gentis ou acolhedores de um modo geral, imagine entao o controle na alfândega, super chato, técnico e sem um mínimo de empatia(bom, não só em Frankfurt, quem passa por alfândegas sabe que é raro encontrar um agente simpático e de bem com a vida).  A primeira pergunta é Deutsch oder Englisch?(alemão ou inglês?) e aí desenrola a conversa. Não sei te dizer como é a checagem que eles fazem pra poder autorizar a entrada aqui ,porque  quando eu não tinha o visto permanente e nem conhecimento de alemão, sempre evitei esse aeroporto.
 Fazia a ponte via Portugal, nao que os portugueses facilitem a entrada mas pelo menos o idioma era o mesmo, isso na só otimizou a comunicação como também a achar o portao e as chamadas para seguir o voo com destino Alemanha. O aeroporto de Lisboa não é pequeno mas voce consegue se encontrar mais rápido porque voce não precisa se concentrar em um idioma que voce não domina.
 A minha primeira vez sozinha no aeroporto de Frankfurt, depois que passei pelo controle demorei uma hora para encontrar o meu portao para o meu próximo voo. Da última vez levei comigo um mapa do aeroporto ajudou bastante e fiz o mesmo percurso em 20 min. Ahh, tenho o visto e o atendimento na alfândega é o mesmo, cheio de Willkommen(bem vindo) só que não.
 Depois procurei a esteira com as bagagens, li as indicações de saída e ufa, consegui sobreviver sozinha nesse aeroporto gigante.
 Ele tem tudo, desde hotéis a locadoras, todo tipo de loja que se encontra em um aeroporto. No subsolo está também toda a estrutura da Deutsch Bahn, ou seja, a estação de trem e metro passa embaixo. E tudo funciona bem de forma européia e com a famosa eficiência alemã. 
 Mas o bom é que voce só faz o controle de imigração uma vez, depois viaja dentro do Espaço Schengen sem problemas e sem pecisar fazer controle novamente, a não ser para sair do Espaço. 

Bjs, 

Cris.

 DICA: Se quiser comer algo mais barato no aeroporto, uma opcao que acho válida é o supermercado REWE, la tem uma parte de "lanchonete" onde voce vai encontrar desde saladas, passando por pratos pequenos e comidas quentes(tudo cozinha alemã)tanto para comer lá ou para levar. Um prato de batatas fritas(pommes) custa 1,99 Euro. 
 E também pode -se espiar no supermercado, as vezes nós mulheres somos pega de surpresa  e precisamos de um absorvente ou algo do gênero, ou fralda que acabou, ou comprar um iogurte pra a criança, esses tipos de coisa que as vezes acontece.
 Ele localiza-se um andar acima da estação de trem.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Kit Kat....preco.


Bom dia, brasucas!

 Há algum tempo quero fazer um post sobre produtos que são vendidos nos supermercados aqui e aí no Brasil mas que custam muito mais caro aí. E o por que? Só penso que estamos sendo lesados desde sempre e sem vergonha nenhuma, de forma hierárquica e com todo o nosso conformismo.
 Mas o post e como vou organizá-lo ainda não está pronto, aqui é só um esquenta.
 Ahh, mas com o cambio vai ser tao caro quanto aqui, alguns dirão.!! Na verdade não , porque devemos considerar o mínimo que se ganha aqui e o mínimo que se gasta também, entao eu pago 0,45 centavos de euro em uma barra de chocolate de 100 gramas( aqui por lei deve ter um mínimo de 28% de cacau para ser vendido como chocolate) e voce paga aí no Brasil 5 reais pela mesma barra. 
 E a ironia? Como chocolate mais barato em um país que não tem um pé de cacau plantado!!!
 Existem algumas regras que impus aos meus filhos quando viajam ao Brasil, explico tudo o que é possível e relevante na idade deles, isso inclui o preco das coisas e o quanto precisamos trabalhar pra te-las.
 Uma dessas regras é que não compramos chocolate quando estamos no Brasil, primeiro por causa do preco e aí embaixo está a foto pra provar, e segundo é porque sempre quero que eles comam o que nós não temos aqui cotidianamente.
 Pra voces,os famosos Kit kat!!! Que sao vendidos no Brasil em embalagens individuais na promoção 5 por 10 ou 12 reais. Aqui é a embalagem fechada com 5 unidades pelo preco de 1,49 Euro também na promoção.

Bjsss!!!

Cris
Custou 1,49 cada pacote no supermercado.Independente da versão.

O branco eu ja tinha comido dois quando lembrei de tirar a foto.

Nota fiscal do supermercado.


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Federweißer e Flammkuchen

Oi gente,


 A partir da metade de setembro em diante, começa aqui a temporada de vinho, da degustação dos tradicionais tipos de queijo, do clássico quirche Lorraine, do Flammkuchen (lembra léguas de distancia uma pizza) e da Zwiebelkuchen (torta de cebola) super gostosa .
 Essa temporada é aberta com o Federweißer, um vinho jovem de aspecto turvo, cujo processo de fermentação não foi levado ao final, no qual encontram-se suspensas pequenas partículas brancas de fermento, parecidas com penugem, a impressão  é que tem uma leve "farinha" no vinho (Feder em alemão significa pluma e weiss, branco "plumas brancas"). Ele é bem leve, quase sem álcool ,borbulhante como bebida gaseificada e espumante.
 Parece suco mas não é, tem em média 10,5% de álcool, servido bem gelado é uma delícia, voce bebe bebe e nem sente, quando ve ta caído no chão. Bom meu marido nunca me deixou beber uma garrafa sozinha, porque ele fala que o Federweißer não avisa, apenas derruba de primeira os desavisados, justamente porque voce não sente que está bebendo uma bebida alcoólica.
 Devo confessar que antes do maridao, eu não era fa (ainda não sou, mas acostumei a beber ocasionalmente)de vinho, principalmente o branco que é o oferecido aqui em qualquer ocasião. Vinho pra mim era o famoso Dom Bosco, e como diz meu marido: o "vinho" que nunca viu uma uva...rsrsrrs.
 Mas quando chega a época do Federweißer, desculpe o trocadilho, mas eu me sinto como "pinto no lixo" quero beber todo dia, mas não posso, ninguém pode né??!! Ainda mais quem tem o outro dia para começar cedo.
  E claro que a bebida tem que ter os seus respectivos acompanhamentos que são queijos (continuo nao sendo fa de tantos tipos de queijo), o quiche como mas não corro atras, o Zwiebelkuchen deixa satisfeita, mas meninas(e meninos) não me deixa sozinha com uma Flammkuchen que não sobra um pedaço. O formato, o assar no forno de pedra, tudo lembra uma pizza, mas nada é tao completamente diferente como o Flammkuchen, fino, crocante, com um recheio discreto e um sabor que parece caído do céu, eu amo a época dessa dupla aqui...que é de setembro até no máximo novembro.
 Tem um fruto do mar popular também nessa mesma época e também é acompanhamento para o Federweißer, chama-se Miesmucheln, parece um tipo distante de "lambreta"...o delícia!!!
 Cozido e servido num panelao com um caldo em temperos verdes e limao, a mesma forma como é servida a lambreta....quem aprecia frutos do mar, vai reconhecer o sabor .
Só tenho em casa o Federweißer, por isso dele tenho a foto. Quando tiver as outras iguarias aqui, atualizo com as respectivas fotos.

Bjsss, 

Cris.

No supermercado, 2,79 Euros a garrafa. 


Bem turvo, parece uma "agua suja".
É possível ver o Flammkuchen, o quilhe Lorraine  o Miesmucheln não apareceu na digitalizacao...fica pra próxima.
Oferta da rede popular Lidl, depois quero fazer um post com os preços dos supermercados aqui, pra voces terem uma idéia do quanto pagamos caro no Br no geral e em particular para os produtos que a classe média considera chic aí, aqui é vendido na loja da esquina! 

sábado, 5 de setembro de 2015

Trabalhar na Alemanha....Kindergeld.


Boa tarde, pessoal

"Só antecipando, quando li novamente os parágrafos finais desse texto, achei que ele ficaria melhor no post que fiz sobre Educacao pública e de qualidade na Alemanha,mas no fim deixei aqui mesmo porque acredito que os pais que leram o post anterior vai acabar se interessando por este também."


 A alemanha é um país que precisa de mao de obra qualificada e quer esse tipo de trabalhador, falar não só o alemão, o inglês e mais um idioma é requisito básico quando se le os classificados de empregos.
 Normalmente cada cidade tem seu Arbeitsagentur"Agencia para trabalho/emprego" (existem também outras centrais que oferecem uma cartelas de vagas) é pra la que nos dirigimos para ve se nos encaixamos em alguma vaga. Pode-se ler também os classificados pra procurar principalmente os "minijobs" são ofertas em que você trabalha por até 20 horas na semana por 400 Euros no mês livre de impostos.
 Não sou especialista, não sei quais os papeis que precisa-se para os cargos...aqui relato somente as impressões e um pouco do que ja vivi.
 Se voce está aqui, pensando em juntar dinheiro pra mandar para o Brasil, é difícil?! Depende de quanto e como consegue economizar aqui.....moradia e transporte são as principais questões, porque alimentação e vestuário não é caro, de forma alguma, não se compara com o nosso BR.
 Como nem só de pao vive o homem, também é possível se divertir um pouco sem gastar quase nada, pois ha muitas festas de ruas, festas de paróquia nas principais épocas do ano, como verão e natal.
 Se voce nao é um trabalhador qualificado, está aqui e quer correr atras, tem oportunidade? Se você for do tipo que mete a mao na massa, quer juntar dindin e depois voltar pra "casa"....com certeza tem.
 Importante frisar que é necessário que venha marcado no seu tipo de visto que voce pode trabalhar aqui, essa permissão vem no seu "Ausweis"(carteira de identidade), senão voce estará trabalhando ilegalmente( não preciso nem dizer que vai ser muito mais difícil arranjar qualquer coisa sem essa permissão) se tem uma coisa que os alemães sabem ser, é eficiente. Sao burocratas, tudo tem que está escrito preto no banco e não há jeitinho brasileiro para negociações. Sempre há fiscalização!
 No início dependendo de como é sua renda aqui, o próprio Estado financia o seu curso de alemão e o transporte para faze-lo. 
 A alemanha ainda é um pais de muito benefícios sociais e aqui não vou me aprofundar sobre isso, porque a conta é simples: são os que trabalham que pagam as contas de quem não trabalha.
 Quem está aqui agora e com essa desvalorização do real perante o euro, dá sim pra juntar alguma coisa e construir um futuro no Br. Tudo isso depende de idade, se vem sozinho ou com família, das oportunidades e etc.
 Algo que ainda nao tenho uma opinião formada mas que é a lei aqui há mais de décadas é o seguinte: qualquer crianca que venha residir aqui, recebe o Kindergeld(dinheiro da criança)186 Euros por mês até completar os 18 anos de idade( para as duas primeiras criancas, a terceira recebe em torno de 220 e poucos euros, não sei ao certo)porque  só tenho duas e já é suficiente.....E esse valor não tem nada a vê com renda ou classe social, ABSOLUTAMENTE todas as crianças residentes na Alemanha, recebem esse valor e não é possível os pais recusá-lo, porque esse dinheiro não é dos e para os pais e sim para e das crianças.
 O formulário para receber esse valor você mesmo tira no departamento competente e passado alguns meses os pais não tiverem preenchido e apresentado o formulário para recebe-lo, o Estado mandará uma carta para você providenciar faze-lo.
 Igual se a criança é alemã ou não, basta residir aqui, a ida e freqüência na escola é obrigatória, para se ter idéia no primeiro dia depois das férias e no último antes de começa-la é obrigatório um atestado médico para justificar a falta da crianca. Também não é possível ter faltas recorrentes na escola, senão a diretoria comunica ao serviço social e ai começa uma investigação para saber o motivo de um possível abandono escolar.
 Não havendo justificativa plausível da família , há vários tipos de sanções, a mais severa é a perda do poder familiar por não conseguir manter  a crianca na escola, assim o Estado toma pra si essa obrigação. Não há aqui, abandono escolar em hipótese alguma, ou ela é cumprida pela família ou é pelo Estado.
 Essa escrita nao é um post de requisitos legais, é só um texto para se ter um pouco de idéia de como a Alemanha funciona....nessas questões do dia a dia e para quem tem criancas também.


Bom dim de semana,

Cris.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Educacao pública e de qualidade na Alemanha

Olá pais,


 Só me dei conta de que poderia fazer um post sobre isso ao buscar o meu filho no primeiro dia de aula dele de português como língua materna.
 Explicando, chegou uma carta antes das férias escolares de verão aqui, oferecendo uma serie de idiomas ( russo, árabe, turco, italiano, espanhol, português...)que as escolas públicas aqui disponibilizam e a crianca pode fazer. Normalmente é uma vez na semana, acompanhando o ano letivo regular, pode ser na própria escola ou voce tem que levar a crianca na escola que oferece o idioma escolhido.
 Os requisitos sao que a crianca ja fale e entenda o idioma materno/paterno e nao é obrigatório, mas uma vez escolhido fazer o curso, tem se a obrigação de frequenta-lo por pelo menos um ano letivo.
  Nao há custo algum e o material didático é oferecido pelo Estado alemão.
 Gente, sejamos sinceros, onde e quando teremos isso no Brasil? Eu e meu marido pensamos muito na possibilidade de mudar para o Brasil, mas sempre recuamos quando colocamos na ponta do lápis o custo de educa-los lá. Porque a qualidade pública do ensino que eles tem aqui, só iremos encontrar na rede particular aí.  A mesma coisa para um plano de saúde da família, não estou levando em consideração a violência que todo dia bate a porta de muitos brasileiros, só não na dos políticos em Brasília.
 O meu filho na primeira série do primário teve como matérias, alemão, matemática, música, esporte, arte, ciências naturais e inglês. No segundo ano tem essas  mesmas matérias e está fazendo também português.
 Importante frisar que aqui não se considera inglês como língua estrangeira, porque os europeus entendem  que o idioma falado no mundo é o inglês, entao falar inglês é "obrigatório". Tanto que as criancas que forem cursar o ginásio tem que escolher mais um idioma estrangeiro como matéria(os mais comuns são francês, espanhol, as vezes latim), também não se considera a língua materna falada pelo aluno como língua estrangeira, mas uma boa nota nas aulas de língua materna pode anular uma nota ruim na matéria de língua estrangeira. Desde é claro que a crianca frequente as aulas de língua materna, o que é mais uma vantagem e por isso decidimos que nosso "bebe" frequentasse a aula, mas também perguntamos a ele se ele queria fazer, testar um ano pra saber se gosta.
 Hoje voltou contente do primeiro dia de aula, tenho que dizer também que em casa as criancas tem o português como idioma, eu e elas conversamos em português, o pai com eles sempre em alemão e eu e o pai em português(meu marido fala português fluentemente), ou seja português é o idioma corrente na vida familiar.
 E nao, nao há confusão na cabeça das criancas, não sei explicar mas parece "automático" meu filho mais velho vai do português para o alemão e vice versa sem pensar, claro que tem palavras que ele só conhece em um ou no outro idioma, ai ele pergunta uma vez e pronto, mais uma palavra ele accionou no vocabulário.
 A cacula fala mais o portugues, entende mais do que fala alemão e ja tem palavras que consegue associar tanto no português como no alemão, e voce sempre vai ouvir aqui dos pediatras e das professoras e educadores: Deixe a crianca falar e aprender o idioma materno/paterno, alemão ela  aprende quando for para o Kindergarten(pré escola).
 As crianças adoram o Brasil, a família, os amigos que ja tem e claro que quando perguntados se querem morar la, a resposta é sempre sim. Mas quem é mamãe e papai sabe que há decisões tao difíceis e dolorosas, mas que é preciso toma-las para o beneficio de nosso bem mais preciso, que são nossos filhos e a possibilidade de oferecer algo que nunca será tirados deles, uma educação e aprendizado de qualidade.
 Na verdade ainda nao decidimos, temos alguns poucos anos para escolher se vai ou racha, mas todo dia a dúvida bate a porta.


Bjss de tapioca,

Cris

PS: No post Trabalhar na Alemanha....Kindergeld, falo mais sobre a questão da educação e freqüência escolar, dá uma olhadinha lá.

Capa do livro de português que ele recebeu no primeiro dia de aula, fornecido pelo Estado alemão.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Dieta sem glúten/sem lactose!

 Olá meninas,


 Eu vivo num engorda/emagrece há quase dois anos e sei o que está errado na alimentação e na falta de exercícios. Um ano atras eu estava com 68 kg, mas nem meu marido e nem minha família e amigos no Brasil gostaram, mas eu me sentia bem. O problema foi que nas duas últimas semanas antes de voltar para cá, eu meti o pé na jaca e la voltei pro meu peso de agora, 75 kg em 1,65.
 Claro que nao estou satisfeita,mas que mulher está?! e assim sendo estou começando a minha reeducacao alimentar novamente, espero que dessa vez eu fique firme e mude a mente também.
 Mas o que eu quero mostrar é que nas prateleiras dos supermercados aqui,tem tudo pra quem quer fazer uma dieta baixa ou sem nenhum glúten, lactose, acucar, gordura do bem e por aí vai.
Tenho certeza que voces sabem do que estou falando porque o google ta aí pra ajudar a coletar informações.
 Tem dois sites que sigo para me sentir motivada, o primeiro é da Camila, http://pensandomagro.net , (não conheco, não to fazendo propaganda) e foi quando conheci o site dela que tomei a iniciativa de tentar emagrecer.
 Mas eu sou uma pessoa que gosta de comer e quando me deparei com as receitas, dicas e alternativas que a Leandra apresenta http://websta.me/n/mellpessoa?lang=pt , (também não conheço)vi que eu posso sim comer e emagrecer.
 Nao tenho resultado algum pra mostrar porque acabei de chegar do supermercado com o que eu acho necessário pra eu começar, quem sabe num próximo post sobre o assunto eu tenha perdido alguns quilos e ganhado auto estima??!!!
 Ahh, meninas na Alemanha, comprei tudo no REWE, claro que é mais caro que a mercadoria normal, mas nada que planejado vá estourar o orcamento.
 E claro que bem mais barato do que a mesma mercadoria se comprada no Brasil, porque como sei agora, O BRASIL É CARO!!!!

Bjss,

Cris.
Mehlmischung( mistura universal para bolo, panquecas,biscoitos e o que mais sua criatividade, no meu caso as receitas da Leandra inspirar, importante lembrar que é uma farinha básica para substituir a de trigo mas que nem sempre essa farinha vai da certo)3,99 Euros 1kg. Espagueti e fusili, 1,99 Euro cada. Leite sem lactose, 0,99 Euro.
 PS: Na foto também tem farinha de arroz , 500 gr 1,65 Euro que comprei num mercado asiático e o Reiswaffel por 0,69 Euro na DM....esse produto é tao popular que tem em qualquer esquina.
E uma observação, brasileiros no Brasil, aqui se espera e se dá o troco de 0,01 centavo.

Ahh, ia esquecendo as cerejas do bolo, a Ghee, a "manteiga" super do bem.  A Butaris comprei no REWE, acredito que tenha nas outras redes também.
2,49 Euros , 250 gr. Butterschmalz



E a Stevia para substituir o acucar, encontrei  o acucar demerara, mas esse ainda não comprei, quis testar primeiro a Stevia:
2,99 Euro, 75 gramas..pelas receitas com Stevia..vai durar mais que um ano...